07/05/2009

Sutaco

O QUE É A SUTACO

A Sutaco é uma autarquia vinculada à Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho - SERT
Por meio do Decreto nº 6.347, de 26 de junho de 1975, foi atribuída a responsabilidade social de oferecer oportunidades de geração de emprego e renda aos artesãos.
Deste modo, também resgata as formas tradicionais de expressão do povo paulista promovendo o desenvolvimento regional no contexto do mundo globalizado.
Atento à necessidade de preservação do artesanato nacional e, por considerar o artesanato uma atividade econômica lucrativa para o Brasil, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior criou o PAB - Programa do Artesanato Brasileiro, do qual a Sutaco é coordenadora no território paulista, tendo como principal objetivo valorizar o artesanato e implementar ações de desenvolvimento sustentável para o setor.

ATUAÇÃO NO ARTESANATO


No exercício de sua atividade, o artesão enfrenta sérias dificuldades, quer no que se refere ao reconhecimento profissional, quer na comercialização dos seus produtos.
Com o objetivo de atender a essas necessidades e outros anseios destes profissionais, a Sutaco desenvolve ações e presta serviços, cujas metas visam organizar e fortalecer o setor desta atividade, que integra a economia do Estado e, por conseqüência, do país, com relevância e magnitude, além de revelar e preservar a cultura e a tradição do povo paulista.
BENEFÍCIOS PARA O ARTESÃO

Para ajudar a comercializar os produtos de artesanato, a Sutaco oferece:
1 - Carteira do Artesão
2 - Comercialização
3 - Cursos de Qualificação
4 - Exportação
5 - Microcrédito
6 - Emissão de Nota Fiscal
7 - Orientação Jurídico
8 - Cooperação com Prefeituras
Vamos abordar detalhadamente cada um destes itens, para que o artesão possa usar e tornar a sua atividade comercial mais rendável.

POR QUE USAR A SUTACO

O artesão iniciante começa a vender seus produtos para amigos e visinhos. É uma venda informal, sem necessidade de Nota Fiscal.
Quando as vendas aumentam e os clientes são lojas e comerciantes com CNPJ, o artesão precisa fornecer seus produtos com uma Nota Fiscal.E a Sutaco ajuda neste quesito.
O artesão não precisa ter empresa, nem CNPJ.Basta ter a Carteira do Artesão e solicitar na Sutaco a emissão de uma Nota FIscal. O custo é subsidiado, sendo um percentual do valor total da NF.
Assim o artesão vende oficialmente para uma empresa e amplia sua atuação no mercado artesanal.
Recomendamos aos artesãos interessados em se profissionalizar, que separem um tempo para se informar sobre os benefícios de usar a Sutaco.
Lembramos que a Sutaco está presente em quase todas as prefeituras do Brasil, o que permite que todos os artesãos possam usar seus recursos.
fonte: Sutaco

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog