09/12/2008

Como fazer suas próprias telas


O maior problema de quem gosta de pintar e mora numa cidade em que não se encontram telas para comprar, é o de não saberem como fazer suas próprias telas.

Agora você vai aprender:
Faça de duratex ou similar um retângulo de 40 X 50 cm , estique algodão cru que já fôra lavado, cole por traz e deixe secar. Estando seço o tecido e firme, estique-o bem e cole por traz com uma cola branca , deixando uma aba de 10 cm, em seguida pinte 2 demãos de latex branco sempre pintando uma demão em cima da tinta sêca.
Agora pegue 200 ml. de cola branca (escolar) e dissolva em 1 litro de água, e pinte em 3 demãos cruzando o pincel. Convém pintar as demãos depois de cada fase estiver seca. Pronto...sua tela já está pronta !

Já existe o tecido cru já tratado, que você pode comprar pronto e com tratamento anti fungos.

S e você é um pintor e quer economizar suas tintas à óleo, faça o seguinte, quando você estiver pintando, sempre limpe o pincel da cor azul no mesmo pote com solvente, assim faça com o amarelo, verde etc. De forma que a limpeza do pincel seja sempre da mesma cor. Deixe um pote com solvente para uso geral, para você limpar aquelas côres já misturadas.
Quando você já tiver pintado uns "tantos" quadros, deixe o pote decantar de um dia para o outro, tire com cuidado o solvente de cima, veja que ficou a massa de tinta em baixo, ai, você pega o seu óleo de linhaça e mistura deixando a consistência que você está acostumado a trabalhar com umas gotas de secante.
Está pronto a sua tinta novamente, esse material reaproveitado serve para cobrir fundos, grandes áreas, e você economi$a uma grana !
Boas pinturas...!

Um comentário:

FADINHAS ARTESÃS disse...

Nossa vc è muito inteligente,estava doida pra descobrir como faria uma tela,muito obrigado mesmo

Pesquisar este blog