04/08/08

Pintura em tela

Um singelo pôr-do-sol

Materiais:- Tela de 60 x 80 cm- Óleo de linhaça- Secante de cobalto- Tintas a óleo Gato Preto nas cores: Alaranjado Cromo, Amarelo Cromo Escuro, Amarelo Limão, Branco de Titânio, Brun Van Dyck, Preto, Terra Siena Queimada e Vermelhão Escuro (Chinês)- Pincéis Tigre nº 146-10, 18 e 22, 208-0 e 306-0- Pincel Leque nº 346-14- Espátula Condor nº 511

Passo 01


Para fazer o medium, misture 80% de óleo de linhaça e 20% de secante de cobalto. Com uma régua e carvão, passe um risco para dividir a tela ao meio. Passe um pano por cima do risco para retirar o pó do carvão. Com o pincelnº 18, pinte o céu, começando pelas cores Alaranjado, Brun Van Dyck, Terra Siena Queimada e Vermelhão.Faça movimentos em “X”.

Passo 02

No sentido diagonal, pinte o restante do céu, usando os tons de amarelo, Alaranjado e Branco de Titânio. Com o mesmo pincel e os tons de amarelo e branco, faça um círculo para separar o céu do pôr-do-sol. Com as mesmas cores, pinte o restante do céu ao redor do círculo.

Passo 03

Com Branco de Titânio, pinte o pôr-do-sol. Usando o pincel nº 22, dê batidinhas e esfumace a pintura. Com o pincel nº 10 e Preto, passe um traço para separar o céu da água. Para fazer a vegetação do fundo, use o pincel nº 14 e Preto, dando batidinhas.
Passo 04

Com o pincel nº 10 e a mesma cor, faça a vegetação do fundo. Usando o pincel nº 208-0, faça os galhinhos. Para pintar a água do mar, comece usando o pincel nº 18 e os tons de amarelo, Alaranjado, Branco de Titânio, Brun Van Dyck, Vermelhão e Terra de Siena Queimada misturados.

Passo 05

Conforme for pintando a água, vá usando as tintas mais claras. Para preencher a parte mais clara, use os tons de amarelo, Alaranjado e Branco. Com a espátula, faça o relevo na água usando as mesmas tintas e realçando com o Branco.
Passo 06

Espalhe Branco também na parte mais clara da água. Para fazer a vegetação da frente, use o pincel nº 14 e Preto. Dê batidinhas ao preencher o espaço da vegetação. Faça o tronco da árvore com a espátula e Preto.
Passo 07

Passe Branco por cima, para dar efeito de relevo. Para fazer os galhos, use o pincel nº 10 e Preto. Faça a vegetação abaixo do tronco da árvore, usando Preto e um pouco de Branco.
Passo 08

Pinte o barquinho com Preto e o pincel nº 306-0. Com a mesma cor e o mesmo pincel, faça as gaivotas. No dia seguinte, faça as nuvens usando os tons de amarelo e Branco e o pincel nº 18. Com um pouco de tinta no dedo, esfumace para realçar.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Carregando...